Menu degustação é uma oportunidade para chefs mostrarem suas especialidades

Esse tipo de serviço garante ao cliente experimentar pratos mais em conta do que no cardápio normal

Reprodução

Em São Luís, o número de estabelecimentos focados em comida tem crescido nos últimos anos e fica difícil experimentar todas as delícias que esses locais oferecem, tarefa que demanda tempo e dinheiro.
Por esse motivo, alguns restaurantes optam em oferecer uma seleção especial de pratos, que às vezes se torna a estrela da casa, como o menu degustação. Dessa forma, o cliente pode experimentar, em apenas uma refeição, pratos diferentes que variam entre entradas, pratos principais e sobremesas em porções menores do que as habituais.
Os chefs geralmente oferecem nesse tipo de menu receitas de sua especialidade, é como se fosse uma amostra do que há de melhor no restaurante, o que eleva o preço cobrado, mas que se torna em alguns casos mais barato do que se a pessoa fosse comer todos separadamente fora do sistema.
Cozinha francesa
O Chez Romy Restaurante, especializado em comida francesa, serve sempre às quintas-feiras o clássico menu degustação. O serviço existe há oito anos mediante reserva que pode ser feita no mesmo dia.
“O menu degustação permite que as pessoas descubram coisas diferentes do cardápio fixo da casa. No menu, as porções são pequenas e as pessoas conseguem comer cinco pratos sem ficarem empanturradas”, acrescenta Daniel Romy.
O menu especial é sempre com duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa por R$ 155. O serviço oferecido pelo chef Daniel Romy não tem pratos fixos e as sugestões podem variar de acordo com os ingredientes da casa.
Para iniciar, são oferecidas uma entrada fria e outra quente, com camarão, tartar de abóbora e molho de coentro. As opções de pratos quentes variam entre moussaka estilo grego, carne moída de cordeiro com molho branco ou peixes como salmão, costela de cordeiro filé mignon. Para fechar a seleção especial, as sugestões de doces variam entre creme brulé e pera ao vinho tinto.
Especialidades regionais

Linguine ao azeite, alho, manjericão e molho de frutos do mar da Casa de Juja

O menu degustação da Casa de Juja também é uma das apostas da chef Ana Lula para mostrar um pouco de cada delícia servida em seu restaurante aos clientes nas quartas-feiras. A ideia faz sucesso principalmente entre os turistas, onde o grupo de 10 pessoas ou mais pode fazer um passeio pelo cardápio especial de degustação com pratos principalmente regionais.
“O menu degustação proporciona o encontro entre pessoas para sorrir, conversar e comer bem um pouco das nossas delícias”.
E como inovar para atrair é uma característica importante da chef maranhense, foi lançado no Dia Internacional da Mulher um sistema de menu degustação com três pratos por valores acessíveis que chamaram a atenção e as reservavas foram encerradas três dias antes do lançamento.
No primeiro jantar realizado, o cardápio degustação foi oferecido por R$ 50 – “Noite dos 50” – e como entrada teve o bouquet verdes, com tomate-cereja confitado, presunto de parma, lascas de parmesão e molho especial. Duas sugestões de massas com medalhão de filé mignon e molho de tomates frescos e o linguini com molho de frutos do mar foram oferecidas para o prato principal. O pudim de coco com calda de ameixas e mousse de maracujá com calda de maracujá eram as doces sugestões para arrematar a noite.
“Esse novo projeto permite trazer os frequentadores que já conhecem a casa e atrair novos clientes. Todas as quartas, vamos trabalhar com o menu degustação, que pode variar entre a noite do 60, 70, 80 e os pratos vão mudando de acordo com o valores oferecidos”, pontua Ana Lula.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias