Cinco receitas em que o bacalhau é o principal ingrediente

Na salada, no arroz, no risoto. Seja como for o bacalhau está na lista dos ingredientes mais consumidos deste período, e pode render ótimas receitas

Reprodução

O bacalhau é um ingrediente que se adapta bem a muitas receitas. Fácil de preparar, ele pode ficar pronto em poucos minutos.
Veja algumas receitas que vão ajudar a variar a sua ultilização.

(Reprodução Internet)

Salada de fusilli com bacalhau
Ingredientes
500g Fusili Grano Duro
1kg Bacalhau
½ cabeça de alho
500g de cebola
150g de azeitonas pretas
Ovos de codorna
1 maço de salsa
1 litro de óleo de canola
1 litro de azeite (para fazer o azeite de alho)
Modo de preparo
Desfie o bacalhau em tiras menores.Dessalgue o bacalhau em água bem fria por umas 4 horas e trocar a água a cada 1 hora;
Azeite de alho
Descasque o alho, amasse e corte ao meio.Coloque na panela com óleo e azeite e cozinhe em fogo bem baixo por uns 45 minutos ou até o óleo pegar o sabor do alho.Descasque as cebolas e corte em fatias finas.Use o azeite de alho para cozinhar as cebolas até ficarem tostadas, levemente escuras.Reserve na geladeiras até esfriar.
Numa panela com azeite de alho em fogo baixo, cozinhe as tiras do bacalhau até ficarem esbranquiçadas.Guarde na geladeiras até esfriar.Retire o caroço das azeitonas e corte rusticamente.
Cozinhe os ovos de codorna numa panela com água fervendo por alguns minutos. Esfrie, descasque e corte ao meio.Pique rusticamente a salsa.
Cozinhe a massa por cerca de 8 minutos até ficar al dente.Escorra, passe em água gelada e regue com azeite.Misture tudo e sirva
Torta de bacalhau com agrião
Ingredientes
4 ovos (separadas gemas das claras)
2 xícaras de bacalhau desfiado
1 xícara de agrião picado
2 xícaras de leite desnatado
1 xícara de farelo de aveia
1/2 xícara de farelo de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos cozidos
Queijo parmesão para polvilhar
Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).Bata as claras em neve e misture, delicadamente, com o bacalhau desfiado e reserve.
No liquidificador, bata as gemas com o agrião e o leite. Acrescente os demais ingredientes secos e bata mais um pouco.Em uma forma antiaderente passe azeite com papel toalha e polvilhe farelo de aveia. Coloque a massa batida, espalhe os ovos cozidos fatiados e, por cima, coloque as claras em neve com o bacalhau. Polvilhe queijo parmesão por cima e leve para assar em forno moderado por aproximadamente 30 minutos.
Risoto de bacalhau
Ingredientes
Bacalhau
1/2 xícara de azeite
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 tomate sem pele, sem semente picado
300 g de bacalhau já demolhado e escaldado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Risoto
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras de arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de galinha
Para polvilhar
3 colheres (sopa) de queijo ralado
Modo de preparo
Bacalhau. Esquente o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque o tomate e frite por 2 minutos.Junte o bacalhau e refogue por 5 minutos. Misture com o restante dos ingredientes do bacalhau, misture bem, desligue o fogo e reserve.
Risoto. Esquente a manteiga e o azeite em fogo alto. Coloque o arroz e frite por 4 minutos sem parar de mexer.
Adicione o vinho e cozinhe por uns 6 minutos, até o líquido evaporar. Junte o caldo de galinha aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar. Só acrescente mais caldo quando o da panela estiver sido absorvido. Faça isso até terminar o caldo e arroz cozinhar.
Acrescente o refogado de bacalhau e misture delicadamente. Retire do fogo, passe para uma travessa e sirva polvilhado com o queijo ralado.
Arroz de Bacalhau
Ingredientes
½ kg de bacalhau que pode ser em pedaços ou desfiado
½ pimentão amarelo picado
02 tomates sem sementes e sem cascas, picados
½ xícara de chá de cheiro-verde picado (salsinha e cebolinha)
01 xícara de chá de cebola picada
02 dentes de alho amassados e picados
Aproximadamente 02 colheres de azeite (extravirgem)
02 xícaras de chá de arroz agulhinha lavado
04 xícaras de chá de água (caso queira fazer uma quantidade maior de arroz, use sempre o dobro de água para ficar soltinho)
Sal a gosto
Modo de Preparo
Para começar, deixe o bacalhau dessalgando por aproximadamente 12 horas, lembrando sempre de trocar a água e deixando o mesmo na geladeira.
Dê uma leve aquecida no bacalhau por mais ou menos 10 minutos em 01 litro de água quente. Escorra toda a água e assim que conseguir manusear, desfie todo o bacalhau (se já comprou desfiado, apenas dessalge e passe numa água quente).
Num refratário grande, ponha os ingredientes na seguinte ordem: primeiro coloque o alho, a cebola, o pimentão, o cheiro-verde, os tomates e o azeite. Deixe no micro-ondas por mais ou menos 05 minutos e em potência alta. Junte o arroz lavado, o sal, a água e leve ao micro-ondas por um tempo aproximado de 20 minutos, também na potência alta.
Antes de completar o tempo, retire do micro-ondas, mexa bem prove para ver se o sal está suficiente. Aguarde o total do tempo e sirva acompanhado de uma gostosa salada verde.
Saiba que esse mesmo prato pode ser feito normalmente no fogão convencional. Basta refogar os ingredientes e o arroz junto e deixar que o mesmo cozinhe.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias