Além do creme e suco: cupuaçu e bacuri podem surpreender em novas receitas

Essas são frutas conhecidas no Maranhão, mas ainda pouco exploradas principalmente nas cozinhas de restaurantes da cidade

Reprodução

O bacuri e o cupuaçu são comuns na Região Norte. As frutas têm em comum sabor marcante e aroma acentuado. No Maranhão, elas são consumidas principalmente na forma de suco ou creme, mas existem outras receitas que podem surpreender, porém, poucos se arriscam em prepará-las.
A sutileza do bacuri
Rico em nutrientes o bacuri pode ser adicionado em receitas sofisticadas, desde que haja a utilização de técnicas que garantam a sintonia de sabores e a harmonização perfeita na boca.
Chef da pâtisserie Tuile, Thúlio Carvalho acredita que a parte mais difícil de lidar com a fruta é descascá-la, mas após esse processo se torna fácil de manusear em receitas. “Ela é uma fruta difícil de começar a trabalhar, porque precisa retirar da casca com cuidado para não perder muita polpa. É uma fruta fácil de pegar consistência em qualquer creme ou molho”.
Para mostrar como é simples de manusear, o chef Thúlio acrescentou a fruta em uma receita francesa de mil folhas, que ganhou um toque regional com recheio de brigadeiro de bacuri.
“A fruta, apesar de ser um pouco ácida, com a mistura com o leite condensado ela vai adquirir uma doçura. Para dar uma quebrada no doce do brigadeiro de bacuri ao finalizar a sobremesa, eu coloquei o pó de chocolate para dar um leve amargor no prato”, acrescenta ainda que “depende muito da imaginação e estudo de cada pessoa. Mas são frutas especiais que têm sua doçura e acredito que ainda vai fazer o sucesso dela ainda”.

Mil folhas recheado com brigadeiro de bacuri (Karlos Geromy/ O Imparcial)

Mil folhas recheado com brigadeiro de bacuri
Ingredientes (Massa folhada)
500g de trigo
300ml de água
100g de manteiga sem sal
Pitada de sal
Ingredientes (Brigadeiro de bacuri)
1 lata de leite condensado
100g de polpa de bacuri batida no liquidificador
20g de manteiga
Modo de preparo ( Massa folhada)
Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo peneirada e adicione a pitada de sal. Coloque a massa numa mesa ou bancada e sove bem com as mãos até a massa ficar lisa. Abra com um rolo de macarrão até obter uma espessura de cinco centímetros. Passe a manteiga para folhar com a colher em 1/3 da massa. Dobre uma parte da massa e aplique novamente a margarina. Feche a última parte da massa e dobre as pontas. Pronto leve para assar.
Modo de preparo (Brigadeiro de bacuri)
Misture os ingredientes e mexa em fogo baixo até atingir o ponto de brigadeiro. Deixe esfriar e coloque o brigadeiro em um saco de confeiteiro e recheie a massa folheado já assada.
O marcante cupuaçu
Ótimo para o sistema imunológico, o cupuaçu originário da Amazônia, assim como o bacuri, tem sabor forte. A polpa branca e cremosa também é fácil de manipular e pode ir muito além das receitas tradicionais, transformando-as em delicadas e até mesmo sofisticadas.
A chef Yasnaia Bonfim (Karlos Geromy/ O Imparcial)

A chef da Dolcie Pane, Yasnaia Bonfim, com criatividade usou a fruta em duas receitas diferentes, que fogem do mesmo e surpreendem na apresentação e ao paladar.
Yasnaia elaborou duas receitas. A primeira é um creme de queijo com cupuaçu. Leve, a mistura tem um sabor que surpreende por causa da perfeita combinação do doce com o salgadinho sutil do queijo. A segunda é o brownie com mousse de cupuaçu com cream cheese. Nesse prato, as duas receitas se completam sem exageros no açúcar.
“Cupuaçu é uma fruta muito perfumada e saborosa. O maior trabalho é extrair a polpa da fruta, mas depois que conseguimos é só aproveitar das características azeda, doce e agridoce que proporciona às nossas preparações”, pontuou.
Mousse de queijo com geleia de cupuaçu
Mousse de queijo
Ingredientes
1 lata de leite condensado
200g de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
500g de queijo minas
12g de gelatina sem sabor em pó
Modo de preparo
Corte o queijo em pedaços pequenos. Em seguida, hidrate a gelatina. Bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione a gelatina por último. Leve para gelar por aproximadamente quatro horas.
Geleia de cupuaçu
Ingredientes
500g da polpa do cupuaçu
500g açúcar
100ml de água
Modo de preparo
Leve os ingredientes em uma panela em fogo baixo e adicione a água aos poucos até atingir uma coloração dourada.
Montagem
Em uma taça, coloque um pouco do mousse de queijo. Em seguida, acrescente uma camada de geleia de cupuaçu e complete a taça com o mousse. Leve para gelar e sirva.
Mousse de queijo com geleia de cupuaçu (Karlos Geromy/ O Imparcial)

Brownie de castanha com mousse de cupuaçu com cream cheese
Brownie de castanha do Brasil
Ingredientes
300g chocolate ao leite
100g de manteiga
3 ovos
80g açúcar refinado
80g açúcar mascavo
240g farinha de trigo
100g castanha do Brasil
Modo de preparo
Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou banho Maria e reserve. Quebre a castanha do Brasil, misture aos outros ingredientes e leve para assar a 180 graus por 25 minutos.
Mousse de cupuaçu com cream cheese
Ingredientes
350g polpa de cupuaçu
395g de leite condensado
150g cream cheese
12g de gelatina em pó sem sabor
4 colheres de sopa de água fria
Modo de preparo
Liquidifique a polpa com leite condensado e misture o cream cheese. Hidrate a gelatina em água fria e incorpore ao mousse. Pronto!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias