10 filmes de gastronomia para inspirar

Para quem gosta do universo da culinária e as histórias que o evolvem, selecionamos longas para motivar quem gosta de se arriscar na cozinha

foto: reprodução

Além de mostrar a gastronomia e o efeito que ela causa na vida de grandes personagens, os filmes trazem histórias de superação do preconceito, desafios e novas oportunidades.
Sem reservas
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho muito a sério, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem um pouco.
Seu jeito perfeccionista é desafiado quando uma nova pessoa é contratada: Nick (Aaron Eckhart), um subchef bem animado na cozinha e que gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Kate também precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

Sem reservas

Comer, rezar e amar
No filme, Liz Gilbert (Julia Roberts) tem uma vida equilibrada e com tudo que a maioria das pessoas gostaria de ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – mas essa situação não lhe trouxe a felicidade plena e ela resolve se divorciar. Para sair da zona de conforto, Gilbert arrisca tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada por três países que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Na Índia, explora sua espiritualidade com o poder da oração. Em Bali, encontra sua paz interior e, inesperadamente, o equilíbrio de um verdadeiro amor. Na Itália, ela encontra o real prazer da gastronomia e se delicia com muitos pratos.
Comer, rezar e amar

Toast: a história de uma criança com fome
Baseado na biografia do chef Nigel Slater, o longa mostra a criação de uma relação curiosa do menino com a madrasta Sra. Potter (Helena Bonham Carter), após a morte de sua mãe. Diferente dela, a nova mulher de seu pai é uma cozinheira de mão cheia, que leva o pequeno Nigel a conhecer um universo incrível da culinária. E é quase impossível resistir à receita de torta de limão que eles preparam.
Toast: a história de uma criança com fome

Julie&Julia
O encontro de Julie Powel (Amy Adams) com a chef Julia Child (Meryl Streep) resulta em uma empreitada um tanto quanto inusitada: Julie quer cozinhar todas as 524 receitas do livro Mastering The Art of French Cooking e publicar a experiência em seu blog, tornando-a famosa por seus feitos. É uma comédia deliciosa para se inspirar e arriscar preparar um prato diferente e inusitado na sua casa!
Julie&Julia

Chocolate
Lutando contra todos os obstáculos, Vianne Rocher (Juliette Binoche) e sua filha encantam os moradores de uma pequena cidade rural com os incríveis bombons e outros doces que Vianne prepara. Além de ser uma ótima fonte de inspiração, o longa conta com a presença do galã Johnny Depp, que adiciona um novo sabor às receitas da mãe solteira.
Chocolate

O Tempero da Vida
Desde pequeno, Fanis (Markos Osse) sempre esteve envolvido com a comida, experimentando os temperos que ela podia lhe oferecer. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis) é um filósofo culinário, que ensina conhecimentos que vão além de uma simples refeição. Como já diz a capa do filme: “canela, doce e ardente como toda mulher; pimenta, picante e ardida como o Sol; sal, utilizado para dar mais sabor à vida.”
 
O Tempero da Vida

Simplesmente Complicado
Com um time replete de grandes nomes de Hollywood, Simplesmente Complicado conta a história de Jane (Meryl Streep), a dona de uma padaria renomada, que acaba em um caso com o ex-marido Jake (Alec Baldwin). Nessa mistura maluca, Jane prepara deliciosos croissants de chocolate com Adam (Steve Martin), o arquiteto da obra na padaria, enquanto se diverte preparando pratos para a família.
Simplesmente Complicado

Os Sabores do Palácio
Como deve ser cozinhar para o presidente de um país? Muita pressão, com certeza! A renomada chef Hortense Laborie (Catherine Front) é a escolhida para ser a manda-chuva no Palácio de Eliseu, na França. De olhos bem abertos para o que acontece ao seu redor, ela vai conquistando seu espaço e os colegas de trabalho com pratos muito bem feitos e a simplicidade de quem sabe o que está fazendo.
Os Sabores do Palácio

Dieta Mediterrânea
A chef Sofia (Olivia Molina) tem um trabalho no restaurante de seus pais, três filhos e um marido incrível. Mas não consegue evitar uma paixão antiga com Frank (Alfonso Bassave), que conheceu quando trabalhou em na cozinha de um hotel cinco-estrelas à convite dele. Reviver esse amor acende também em Sofia uma nova forma de enxergar a gastronomia, sendo muito influenciada pelos dois amantes.
Dieta Mediterrânea

A Grande Noite
O filme de 1996 conta a história de dois irmãos italianos, Primo (Tony Shalboub) e Secondo (Stanley Tucci), que vão para os Estados Unidos com o sonho de abrir um restaurante italiano. A genialidade gastronômica de Primo tem também um lado temperamental, que o leva a recusar os pratos tradicionais e rotineiros. Pensando em uma forma de conseguir sucesso, os dois e um músico de jazz famoso se unem para lançar o lugar com um cardápio para lá de inovador!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias