Três pratos fantásticos para comer com pesto

Recomenda-se que o molho seja servido frio, acompanhando massas, carnes, sanduíches e antepastos

Reprodução/O Imparcial

Manjericão, azeite de oliveira extravirgem, alho, pinóli, queijo pecorino e parmesão ralado. Estes ingredientes simples formam um dos molhos mais populares do mundo: o pesto. Ele surgiu em Gênova, na Itália, uma região com condições ideais para o plantio do manjericão.
Esta erva, plantada na região da Ligúria, onde fica Gênova, tem sabor particular e, por isso recebeu Denominação de Origem Protegida (DOP), indicando ser a planta um produto com características que o tornam único no mundo. Acredita-se que o molho pesto tenha surgido em meados do século 19, quando a família Ratto deu o nome battuto o sapore all’aglio a um molho que tinha como ingredientes dente de alho, manjericão, pinóli, queijo pecorino e parmesão ralado.
A principal característica do molho era a forma de amassar o manjericão no pilão, e logo o molho foi chamado de pestare, triturar em italiano. Com o passar do tempo, o nome evoluiu para apenas pesto. A receita é simples: começa amassando as folhas de manjericão bem secas, de onde sai o sabor. Em seguida, alho e sal são esmagados junto no pilão. Por último, são acrescentados os queijos, os pinólis e o azeite de oliva. Apesar do sucesso do molho, ele demorou para se popularizar e sair da Itália.
Hoje, é produzido no mundo todo, inclusive com algumas variações da receita original. Recomenda-se que o molho seja servido frio, acompanhando massas, carnes, sanduíches e antepastos. Para harmonizar, vinho branco fresco.
Trofie fatto a casa ao pesto de basilico com batata e vagem
Provavelmente um dos pratos mais clássicos da região da Ligúria, de simples preparo usando manjericão, pinóli, queijo e alho.
Cappon magro de peixe e pesto al basilico

Cappon magro de peixe e pesto al basilico

É um prato antigo tradicional da Ligúria, à base de peixe e verduras, e preparado principalmente nos dias que precedem a Páscoa.
Risotto com ragu de peixe do mar Mediterrâneo e pesto genovese
Risotto com ragu de peixe do mar Mediterrâneo e pesto genovese

Este prato une ingredientes muito presentes na culinária da região da Ligúria, com a utilização do pesto genovese.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias