Conheça as profissões no ramo da gastronomia que mais crescem em São Luís

O setor gastronômico na cidade encontra-se aquecido e como resultado algumas profissões  estão ganhando destaque no mercado

Reprodução

As profissões mais promissoras no setor gastronômico em São Luís, estão relacionadas aos cursos de cozinheiro, auxiliar de cozinha, confeiteiro, pizzaiolo e salgadeiro. As informações são resultado de um acompanhamento mensal elaborado pelo Banco de Oportunidades do Senac, que caracteriza esses profissionais como os mais requeridos pelas empresas. “O recrutamento de profissionais cresceu muito no último ano, e a expectativa é de que esse número continue aumentando”, afirma a coordenadora do setor, Rosângela Martins.
O setor gastronômico em São luís encontra-se aquecido nos últimos anos. Algumas profissões que antes eram desconhecidas vem ganhando destaque no mercado de trabalho, como o curso de confeiteiro. “Cada vez mais esse profissional vem sendo solicitado”, revela a coordenadora. Os cursos estão disponíveis no Restaurante Escola, localizado no Centro Histórico de São Luís.
Confira abaixo a lista do Senac  com as profissões que mais crescem na cidade:
Cozinheiro
Possui carga horária de 500h e prepara o aluno para organizar o fluxo da cozinha, utilizar boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas e elaborar cardápios diversificados.
Auxiliar de cozinha
Possui carga horária de 200h e prepara o aluno para organizar a cozinha para o início das atividades sob a orientação do chef de cozinha, cozinheiro e nutricionista, apoiando-os na montagem de mise en place, limpeza dos setores de trabalho, higienização dos materiais e utensílios, armazenamento de gêneros alimentícios e preparo de pratos da cozinha nacional e internacional, a fim de garantir alimentos seguros e a saúde do consumidor.
Confeiteiro
Possui carga horária de 240h e forma profissionais do eixo de produção alimentícia, segmento de alimentos, que auxiliam o confeiteiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos e organização da estrutura da confeitaria, realizando a preparação prévia de geleias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, chocolates e recheios para sobremesas. Além disso, executa a mise en place e a higienização da confeitaria de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.
Pizzaiolo
Possui carga horária de 20h e busca oferecer um curso que atinja não somente profissionais da área, mas também demais pessoas interessadas em aprender a preparar pizzas, visto a crescente demanda da sociedade por estas iguarias.
Salgadeiro
Possui carga horária de 160h e prepara o aluno para adquirir competências na preparação de diversos tipos de salgados tradicionais e finos, tendo em vista as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.
Para conhecer a programação completa da área de gastronomia do Senac, os interessados devem acessar a página Cursos. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (98) 3198-1100.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias